A Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do Brás – CAMC-Brás, é uma empresa privada que atua na área jurídica, oferecendo as pessoas jurídicas e físicas, métodos alternativos de solução de conflitos, buscando, através de técnicas de auto composição, celeridade, privacidade na entrega do direito aos jurisdicionados. Importante saber que a arbitragem poderá sempre ser utilizada para conflitos de qualquer natureza que envolva direitos disponíveis.

A arbitragem como é reconhecida em todos os países desenvolvidos, está iniciando no Brasil um caminho promissor para a sociedade, pois certamente, irá proporcionar aos cidadãos a justiça que hoje não tem acesso, de forma mais rápida e prática, deixando ao Estado, a regulamentação da aplicabilidade desse direito.

O procedimento arbitral deverá obedecer às leis vigentes em nosso país, aplicando a jurisprudência, súmulas e entendimentos jurídicos presentes, entretanto, poderá também utilizar-se dos usos e costumes para chegar a solução dos conflitos, isso vale dizer, que igualmente a justiça estatal, a arbitragem deverá necessariamente julgar as demandas com base no arcabouço jurídico, observando as leis no momento do conflito, entretanto, o uso e costume poderá ser observado.

Um grande ponto a ser observado pelas partes é quanto à presença do árbitro, que poderá ser nomeado pela câmara ou pelas partes, e deverá ser sempre em número impar. Significa dizer, que diferentemente da justiça estatal, na arbitragem as partes saberão que sua demanda será julgada por um técnico.